Catálogo online

Ampliar texto

Catálogo Um desassossego | 31/10/2016

Projeto Pintores

A arte e a criatividade estão aí, pelo mundo.
O que conhecemos de artistas bons é uma pequena parcela dos talentos existentes. São pessoas que, independentemente da idade, da nacionalidade e do reconhecimento, prosseguem em seu ofício porque precisam. Não se trata da necessidade financeira, mas fundamentalmente do alimento da alma.
Segundo o Dicionário Aurélio, CRIAR (verbo transitivo) é: Dar existência a / Dar origem a / Imaginar / Inventar / Produzir.
Os artistas bem-sucedidos o são não somente por causa do talento e da criatividade. Além desses, alguns outros fatores são imprescindíveis. Estudar, frequentar um bom ateliê, dedicar-se com afinco e profundidade são alguns deles. Segundo o artista plástico José Bechara, “o melhor lugar do mundo para o artista é o ateliê”.
Mas, também é preciso sorte. Sorte no sentido mais amplo. Aquela que ajuda a abrir portas, que traz oportunidades, que faz com se esteja no lugar certo e na hora certa. Complexo, não é?
Com o advento de um mercado de arte organizado, no Brasil e no mundo, mais do que nunca é preciso sorte. Ser selecionado em um concurso importante, chamar atenção por ser assistente de algum artista já conhecido, ajuda a abrir as portas de uma galeria de arte, que hoje tem um papel fundamental no chamado mercado primário, o dos artistas vivos e produzindo. Participar das feiras e exposições institucionais, um dos trabalhos a cargo das galerias, é importante para a visibilidade. Mas, como em todo mercado, também não é fácil entrar nesse.
Falando diretamente da pintura – sobre a qual muitos arriscam a “profecia” de que seu fim está próximo, se é que já não aconteceu (que bobagem!) –, é para mostrar que ela está viva e bem que a Galeria Estação está apresentando a exposição Desassossego.
Idealizada pela também artista plástica Germana Monte-Mor, que nesta exposição é curadora, a ideia me pareceu ótima! Dar oportunidade aos que estão começando, mas também àqueles que têm tido poucas oportunidades, atualmente, de mostrar sua obra.
O convite a artistas de reconhecimento comprovado, como Paulo Pasta, Rodrigo Andrade, Fabio Miguez, Sergio Sister, Leda Catunda, Marina Saleme, foi feito para que eles selecionassem e escrevessem, cada um, um pequeno texto sobre dois artistas.
Para a Galeria Estação, e para mim pessoalmente, esta mostra é motivo de orgulho. Acredito estar com ela cumprindo uma função nesse mercado, o que me faz mais feliz.

Aproveitem.

Vilma Eid




Galeria Estação
Instagram