Publicações

Ampliar texto

Catálogo Exposição Fotopinturas | 05/05/2011

Sempre tive especial fascinação pela fotopintura. Ainda não sabia bem do que se tratava, mas, quando ia em férias para a casa dos meus avós paternos em Sabino, interior paulista, ficava intrigada com aquela foto oval, de fundo azul-celeste e moldura dourada, retratando ambos em ângulo frontal. Hoje essa mesma foto está pendurada no sítio construído por meus pais e atualmente cuidado pela minha mãe, Odette, em Santo Antônio do Pinhal. Depois de adulta, soube que aquele retrato foi encomendado pela família depois da morte de ambos e a partir de uma foto 3x4 em preto-e-branco.
Quando comecei minhas andanças pelo Brasil, principalmente pelo Nordeste, foi que passei a encontrar com muita frequência fotos semelhantes que faziam com que minha fantasia corresse solta, imaginando em que circunstâncias aqueles retratos tinham sido
feitos. Eram casais jovens, idosos, noivos, crianças, famílias inteiras, buscando a perpetuação através desse suporte. Algumas alegres, outras nem tanto, algumas muito coloridas, outras menos, mas o objetivo sempre o mesmo.
Conheci o Titus Riedl, colecionador do material que podemos apreciar nesta exposição, por causa de uma outra fotógrafa do Crato, a Telma Saraiva, que tive a alegria de expor em 2008 dialogando com as últimas fotos de Marilyn Monroe clicadas por Bert Stern.
A importância desse trabalho é mostrar uma parte da nossa história. Com a curadoria do critico de fotografia Eder Chiodetto, aí está para apreciação de todos nós.

Vilma Eid




Galeria Estação
Instagram