Publicações

Ampliar texto

Catálogo João Francisco da Silva | Esculturas | 20/05/2014

João Francisco

Alagoas é um celeiro maravilhoso, cheio de ótimos artistas, principalmente escultores que trabalham com madeira. João Francisco, mais conhecido como João da Lagoa, nasceu na cidade de Girau de Ponciano. Morou toda a sua vida na zona rural do município vizinho de Lagoa da Canoa, coincidentemente, a mesma cidade de outro escultor incrível, Antônio de Dedé, que expusemos no final de 2013.
Fui apresentada ao trabalho de João Francisco pelos meus amigos locais, Maria Amélia, Dalton e Jerônimo. Fui comprando, comprando, acumulando e me encantando. Preparava-me para ir finalmente conhecê-lo para marcar a exposição quando chegou a noticia do seu falecimento, aos 69 anos, em 2009. Esperei demais.
Fiquei triste, chateada mesmo, e até com certo sentimento de culpa. Ele estava pronto, sua obra ali me dizia isso o tempo todo, mas as circunstâncias... Cheguei a incluir alguns de seus trabalhos em uma exposição coletiva que fizemos dedicada a crianças de 3 a 80 anos, chamada Artistas e arteiros, com muito sucesso. Mas isso foi pouco perto do que ele merecia.
Apesar da ausência de João Francisco entre nós, chegou a hora de mostrar o fruto do seu talento. Para a curadoria, convidamos o poeta João Bandeira, que imediatamente entendeu a poética do escultor e aceitou o convite.
Mea culpa por ele não estar aqui para desfrutar sua exposição, realizada com os mesmos critérios de cuidado e dignidade que nos norteiam nestes dez anos da Galeria Estação. Então, desfrutemos nós. Essa é a homenagem que posso, tardiamente, prestar-lhe.

Vilma Eid




Galeria Estação
Instagram