A+ A-

Mulheres na arte popular | 26/03/2020

Mulheres na arte popular

O assunto está na pauta do mundo.
No Brasil, na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia, todos resolveram ao longo dos últimos anos dar voz à mulher. Na literatura, na música, nas artes plásticas, isso só para falar da área que abrange a cultura. Chegaram a me procurar pedindo uma exposição temática...
Eu poderia, neste pequeno texto introdutório da nossa exposição em homenagem às artistas femininas não eruditas, exemplificar, com uma grande quantidade de nomes em nossas instituições museológicas – da Pinacoteca do Estado à Estação Pinacoteca, ao MASP, ao MAM e aos MAC –, as mulheres, conhecidas ou não, que foram mostradas.
Cheguei a me questionar intimamente (em voz alta... jamais) sobre o que estaria acontecendo com toda gente. Qualidade versus gênero???
Convenci-me, com a quantidade das mostras com esse tema e sobre artistas mulheres que vi ao longo dos últimos anos, que essa era uma pesquisa devida.
Vi exposições que muito me emocionaram. Vi obras de mulheres muito à frente de seu tempo.
Espero que vocês também vejam e se emocionem com as que ora mostramos aqui. Algumas mais conhecidas que outras, mas cada uma delas com uma obra sensível e de profunda beleza.
Ao convidar uma mulher, Fernanda Pitta, para escrever o texto de apresentação da exposição, apostei em mais uma inteligente e inquieta pessoa do nosso gênero.

Vilma Eid