A+ A-

Release

GALERIA ESTAÇÃO
APRESENTA
TEODORO STEIN CARVALHO DIAS | A FORÇA DO TRAÇO
Abertura: 5 de abril, às 19h – 30 de maio de 2018
09 de abril, às 20h:  visita guiada com o artista (Gallery Night)

Em 2015, a Galeria Estação realizou a primeira exposição de Teodoro Dias, que, com curadoria de Rodrigo Naves, exibiu óleos sobre tela, painéis, gravuras em metal, além de objetos tridimensionais. Agora, em sua segunda exposição na galeria, com curadoria de José Bento Ferreira, estão reunidas 30 telas, concebidas recentemente. O conjunto proporciona um encontro mais intenso com seu universo pictórico atual, marcado por traços precisos produzidos com têmpera de caseína sobre compensados de madeira em dimensões maiores do que as exibidas anteriormente.
Ao apresentá-lo em seu espaço, a Galeria Estação reafirma seu interesse em promover artistas que fazem arte com a natureza e a vida ao redor. Há 20 anos Teodoro Dias passou a se dedicar exclusivamente à pintura depois de trabalhar por outros vinte anos como agrônomo. Como aponta o curador, muitas das cores que aparecem nos seus trabalhos provêm de tintas produzidas a partir de diversos tipos de solo coletados por ele e meticulosamente armazenados em frascos rotulados com informações sobre os locais de origem. “Olho muito o sol, a terra, o contraste entre a terra e a vegetação”, afirmou ele, “a minha referência é a natureza”, afirma Dias.
Segundo o curador, a poderosa experiência de expressão nas obras do artista consiste nas combinações entre as linhas, nas variações entre os campos de cor que elas formam e nas diferentes intensidades dos traços. Apesar da semelhança entre as pinturas, cada trabalho desperta uma experiência única para um olhar atento: tempo é a palavra-chave.
“[...] se for possível conviver com um trabalho de Teodoro Dias, as cores perdem sua individualidade e abre-se um universo de mundos possíveis em suas combinações, os tamanhos diferentes das faixas de cor produzem, uns entre os outros, uma musicalidade que lembra composições “minimalistas” de Philip Glass e Michael Nyman, com repetições que variam e variações das repetições. É possível perceber diferentes andamentos nos diversos tamanhos dos campos de cor, diferentes tonalidades nas variações das cores, não em si mesmas isoladamente, mas umas em meio às outras, no “entre”, verdadeiro objeto da arte de Teodoro Dias. Nessa sintonia com a pintura reside a antítese da alienação que anestesia o olhar”, acrescenta Bento Ferreira.

Exposição: Teodoro Stein Carvalho Dias | A Força do Traço
Abertura: 05 de abril, às 19h
Visitação até 30 de maio de 2018
De segunda a sexta, das 11h às 19h, sábados das 11h às 15h - entrada franca.

Galeria Estação
Rua Ferreira de Araújo, 625 – Pinheiros SP
Fone: 11.3813-7253

Informações à Imprensa
Pool de Comunicação – Marcy Junqueira / Martim Pelisson
Fone: 11.3032-1599
marcy@pooldecomunicacao.com.br / martim@pooldecomunicacao.com.br