Notícia

27/06/2012 | Revista Casa Claudia | 06/2012 - 5 Coisas que você precisa saber sobre Dona Izabel | Por Silvia Avanzi

Integrante da mais pura linhagem de artesãos do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, Izabel Mendes da Cunha, 87 anos, construiu uma história única como ceramista. Conhecida por suas bonecas, que continua a produzir em Santana do Araçuaí, ela recebeu o prêmio Unesco de Artesanato para a América Latina e o Caribe em 2004.

Com fama nacional e internacional, dona Izabel está entre os 40 artistas populares do mundo inteiro que participam da exposição Histoires de Voir, Show and Tell, que abriu em maio na Fondation Cartier, em Paris.

Menina ainda, começou a fazer bonecas de barro para brincar, usando a matéria-prima com que a mãe moldava panelas. " Tirei a ideia d imaginação",diz.

Ganhou reconhecimento a partir dos anos 1970 e fez escola. 'Izabel disseminou seu saber, pois entendia que assim poderia melhorar a vida de seus aprendizes", diz Vilma Eid, da Galeria Estação, em São Paulo.

Sua bonecas exibem técnicas inovadoras, como os olhos esculpidos em relevo.
Outra marca da artesã é a mistura de argilas para dar colorido às figuras e suas vestimentas.

Noivas vestidas de branco, mães com filhos e moças em roupa de festa são típicas de sua obra. " Ela é uma extraordinária retratista das mulheres do Jequitinhonha", diz a historiadora de arte Lélia Coelho Frota.

Matéria Revista Casa Claudia
Junho 2012
Jornalista Silvia Avanzi




Galeria Estação
Instagram