Notícia

21/02/2018 | Dani Tranchesi se prepara para a abertura da primeira exposição fotográfica. Aos detalhes!

O ano de 2018 marca uma fase diferente na Galeria Estação, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, que passa a contemplar novos artistas. Para começar, o espaço apresenta no próximo dia 27 de fevereiro “Caixa-clara”, exposição de fotografias de Dani Tranchesi, com curadoria de Cassio Vasconcellos e Paula Braga. Essa é a primeira exposição da artista paulistana que conta com 35 obras do arquivo de fotografias digitais produzidas nos últimos dez em viagens de Tranchesi por mais de sessenta países. A seleção das obras para a exposição levou dois anos.
Em uma das séries apresentadas na mostra, o uso de camadas transparentes sublinha o processo de acúmulo de imagens mentais por cima da imagem física captada pelo olho humano. Ao acessar seu arquivo digital, Tranchesi mimetiza lugares da cidade pouco arborizados com paisagens naturais. Na série de fotografia documental sobre as culturas “exóticas”, Tranchesi substitui os olhos dos retratados por olhos em preto e banco de quem os vê, muitas vezes os da própria fotógrafa.
Na série Espelhos Negro, por exemplo, o corpo inteiro da fotógrafa aparece escondido entre a transparência das várias camadas da imagem. “Mas quem é o retratado nos espelhos negros? Essa é a questão, pois, ainda que as várias camadas mostrem pessoas, a câmera aponta para o espectador”, questiona Paula Braga – para a curadora essa série é uma referência às telas dos celulares que abriram o capítulo da selfie na história da fotografia. Mais atual impossível…

Caixa-clara
Abertura: 27 de fevereiro, às 19h – Visitação até 27 de março de 2018
De segunda a sexta, das 11h às 19h, sábados das 11h às 15h
Galeria Estação – Rua Ferreira de Araújo, 625 – Pinheiros SP / 11.3813-7253




Galeria Estação
Instagram