Notícia

13/11/2013 | Catraca Livre | Exposição “Alcides” retrata veículos a motor nas paisagens do século 20

Ao todo, 19 pinturas ficam na Galeria Estação

O artista plástico Alcides Pereira dos Santos (1932-2007) é homenageado com exposição de 19 de suas obras na Galeria Estação. As pinturas retratam veículos a motor, como motos, caminhões, aviões e trens, que deram outro significado às paisagens rurais ao longo do século 20.

Com curadoria de Paulo Sergio Duarte, a exposição “Alcides” fica em cartaz de 13 de novembro a 20 de dezembro e pode ser visitada de segunda a sexta, das 11h às 19h, e aos sábados, das 11h às 15h. A entrada é Catraca Livre.

De acordo com Duarte, as telas planas de Alcides têm sofisticada estrutura geométrica que afasta qualquer aspecto naïf do trabalho. “A monumentalidade que adquirem as máquinas de Alcides é inédita, e não encontramos ocorrências semelhantes seja na arte popular, seja na erudita”, completa.

A pintura de Alcides exercita uma inventividade que extrapola as necessidades tradicionais da simbologia religiosa, segundo Duarte. “Suas máquinas revelam modelos técnicos absolutamente estáticos que ocupam todo o espaço da tela dando um aspecto secundário ao cenário, que recebe um “tratamento pictórico contrastante”, explica.




Galeria Estação
Instagram