Notícia

12/09/2013 | Arte em madeira

Há mais de dez anos a Galeria Estação abriga um acervo com o que há de mais instigante na produção da arte popular brasileira. E com frequência expõe em seu belo espaço, no bairro paulistano de Pinheiros, um autor que, muitas vezes, mal sabíamos de sua existência. No dia 13 de setembro, quem mostra suas esculturas de madeira é o alagoano Antônio de Dedé, nascido em Lagoa da Canoa há 56 anos.
O público francês já conhece o seu trabalho – o artista participou da coletiva Histoires de Voir, na Fundação Cartier, em Paris. Em São Paulo, Antônio de Dedé compôs o Projeto Teimosia da Imaginação, do Instituto Tomie Ohtake, que resultou em livro. Para quem perdeu, o alagoano agora exibe 38 esculturas que representam santos, homens e animais, sempre esguios e de olhos abertos como se tivessem sido surpreendidos por algo extraordinário.
A inspiração para talhar a madeira, em esculturas que vão 50 cm até 2 metros de altura, veio do pai, com seu ofício de carpinteiro. Aos 8 anos Antonio começou a moldar o barro antes de descobrir na madeira a matéria-prima própria para sua arte. A mostra permanece até o dia 31 de outubro.


Rua Ferreira de Araújo, 625, São Paulo, SP. Tel. (11) 3813-7253.


- See more at: http://www.radardesign.com.br/arte-em-madeira/#sthash.jvJZOpF7.dpuf




Galeria Estação
Instagram