Notícia

24/06/2013 | Mapa das Artes | Galeria Estação exposição Aurelino

Aurelino - Pinturas é mostra de Aurelino dos Santos (Salvador, BA / 1942), com curadoria de Lorenzo Mammì, que reúne 21 trabalhos de 1988 a 2003. São paisagens com geometria singular de planos, formas e cores. Segundo o curador, a arte dele não surge diretamente do folclore, mas da urbanização de camadas pobres da população e é expressão de uma cultura urbana e moderna.

Nos quadros, a cidade é vista de longe, é um todo compacto, encarado de fora.

Perto da borda superior costuma haver uma linha ondulada que pode ser tanto perfil de montanhas quanto, em planta, a orla do mar. Abaixo desse limite, as figuras se apertam: fachadas, praças, ruas, jardins, carros, navios, as igrejas, o elevador Lacerda. Às vezes até palavras e números, dizeres ou imagens recortados de jornal. Aurelino também utiliza como gabaritos objetos encontrados na rua: ripas de madeira, por exemplo, ou tampas de lata. As cores, geralmente, são ácidas e dissonantes – roxo, verde-limão, azul-celeste, ocre, rosa e laranja (de 25/06/13, às 19h, a 31/08/13).

Dirigido por Vilma Eid, o espaço conta com um importante acervo de arte popular, com 2,8 mil obras, entre pinturas, esculturas e gravuras. São trabalhos de José Antonio da Silva, Nuca de Tracunhaém, Nino, Jadir, Ranchinho, Agostinho Batista de Freitas, GTO, Louco, Samico, Maria Auxiliadora, Agnaldo dos Santos, Artur Pereira, Alcides Pereira dos Santos, Dona Izabel e outros.

A galeria abriga mostra com esculturas em madeira do artista Véio (Cícero Alves da Silva) e mostra do acervo com pinturas, esculturas em madeira, xilogravuras e cerâmicas dos artistas Antonio Poteiro, José Bezerra, Conceição dos Bugres, Artur Pereira, Samico, Fabricio Lopez e outros (julho e agosto de 2013).
A galeria participa do 20º Salão de Arte, no Clube A Hebraica (de 12 a 18/08/13).

www.galeriaestacao.com.br




Galeria Estação
Instagram