Notícia

16/04/2013 | Catraca Livre | 15 de abril de 2013 - Exposição reúne esculturas de Zé do Chalé

De 16 de abril a 30 de maio, a Galeria Estação expõe as obras do escultor sergipano José Cândido dos Santos, conhecido como Zé do Chalé. As 25 esculturas de madeira, ou troféus, como o próprio artista as chamava, podem ser vistas pelo público de segunda a sexta, das 11h às 19h, e aos sábados, das 11h às 15h, com entrada Catraca Livre.

Com curadoria de Cauê Alves, os trabalhos apresentam um panorama da produção do artista, grande parte formada por miniaturas e frontões de igrejas e capelas, com símbolos como cruzes, estrelas, sol, lua, pássaros, coração, etc.

Autodidata, Zé do Chalé afirmava que a sua criação era divina e que Deus lhe havia dado o dom e a incumbência de esculpir. Sua religiosidade carregava um sincretismo das tradições e simbologias indígenas e católicas.

Um traço marcante é o formato predominantemente vertical de suas esculturas, geralmente culminando em pontas finas, altas e esguias. A força da sua obra está na elaboração e inventividade das peças, como as correntes feitas a partir de um tronco sem emendas, com uma harmonização da herança ancestral indígena e a modernidade da vida urbana.




Galeria Estação
Instagram