Notícia

14/09/2012 | Catraca Livre | 14/09/2012 - Tony Bellotto debate sobre arte na Galeria Estação

Tony Bellotto debate sobre arte na Galeria Estação
Redação em 14/09/12

O músico e escritor Tony Bellotto participa, na próxima segunda, 17, às 20h, de uma conversa com o artista Rodrigo Andrade sobre a exposição “O Jogo dos sete erros”, em homenagem ao artista Ranchinho, em cartaz na Galeria Estação. A entrada é Catraca Livre.
Bellotto também assina um dos textos do catálogo da mostra, que será lançado na ocasião. O músico viveu durante sua infância em Assis, no interior de São Paulo, mesma cidade de Ranchinho, e lá cultivou grande admiração pelo pintor, fazendo até um filme em Super-8 sobre o artista.

A mostra

Em “O Jogo dos sete erros”, em cartaz até 31 de outubro na Galeria Estação, o artista Rodrigo Andrade apresenta suas releituras de obras Sebastião Theodoro Paulino da Silva (1923- 2003), mais conhecido como Ranchinho. O resultado desta “pictofagia” são 10 trabalhos inéditos do artista contemporâneo expostos lado a lado às telas do pintor egresso da cultura de raiz. A entrada é Catraca Livre.
Diferentemente de Picasso, que modificou conceitos e formou uma nova escola ao retratar o famoso “Almoço na Relva”, de Manet, Andrade utilizou-se da apropriação, processo da linguagem contemporânea, e procurou a perfeição em suas releituras do mestre popular. Daí o nome da exposição.
O artista fotografou as obras e projetou as imagens em telas brancas, replicando cada pincelada. O deslocamento entre as versões é pequeno, sutil. De longe, chegam a ser idênticas, com as mesmas nuances no desenho e as diferenças surgindo apenas num olhar aproximado.
O musico Toni Belotto, que é de Assis, mesma cidade de Ranchinho, já fez um filme em super 8 sobre o artista e assina texto para o catalogo da exposição.

Fonte: http://catracalivre.folha.uol.com.br/2012/09/tony-bellotto-debate-sobre-arte-na-galeria-estacao/




Galeria Estação
Instagram