Exposições externas

SP Arte Brasília 2014 | de 06/06/2014 a 08/06/2014


Catálogo virtual em PDF: baixar

Ampliar texto

Apresentação

Primeira edição da SP-Arte em Brasília acontecerá entre os dias 5 e 8 de junho e reunirá 35 galerias

Equipe SP-Arte

No ano de sua 10ª edição, a SP-Arte, principal feira do circuito das artes no Brasil e entre as cinco melhores no mundo, realiza a primeira edição da SP-Arte Brasília, que reunirá 35 galerias nacionais entre os dias 5 e 8 de junho, no Iguatemi Brasília, Lago Norte. Participam desta primeira edição galerias de cinco estados brasileiros: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

A feira consolidou a presença do Brasil no circuito internacional das artes. Em sua última edição, realizada em abril, no Pavilhão da Bienal, a SP-Arte contou com a participação recorde de 136 galerias, sendo 78 nacionais e 58 estrangeiras. A feira em Brasília é o segundo evento ligado à feira original: em 2007, ano da 3ª edição da SP-Arte, foi criada a SP-Arte/Foto, que, em sete edições, se firmou como um dos principais eventos voltados à fotografia no país.

Além de capital política do país, Brasília é também um grande triunfo para a cultura do século XX. A cidade ocupa um lugar especial na história da arte brasileira. “Realizar a Feira Internacional de Arte de Brasília, reunindo dezenas de galerias de vários estados brasileiros e exibindo centenas de artistas, brasileiros e estrangeiros, no coração do pais, é, para todos, a retomada de um período de grande euforia, e um momento de celebração”, afirma Fernanda Feitosa, idealizadora e diretora da SP-Arte.

Cidade com o maior PIB per capita do país, Brasília foi escolhida como cenário da primeira edição da SP-Arte fora de São Paulo também por sua relevância histórica e cultural. “Brasília é uma cidade que foi projetada para reunir a paisagem do Cerrado com a arquitetura de dois dos nossos maiores arquitetos: Lúcio Costa e Oscar Niemeyer”, afirma Fernanda, que destaca também o panorama das artes na capital federal. “A cidade abriga hoje museus e centros culturais de grande porte e artistas que têm se destacado no cenário brasileiro e internacional. Depois da fase musical, nos anos 80, é a vez da arte contemporânea em Brasília.”

A SP-Arte Brasília contará com a presença dos patrocinadores Itaú, Oi, Oi Futuro e Iguatemi Brasília. Air France, Chandon e Minalba compõem o grupo de apoiadores do evento.

Sobre o Itaú: Maior conglomerado financeiro do hemisfério sul, o Itaú acredita que o acesso à cultura, além de aproximar as pessoas da arte, é um complemento fundamental à educação, desenvolvendo o pensamento crítico e transformando as pessoas, a sociedade e o país. Por isso, investe e apoia algumas das mais importantes manifestações culturais brasileiras e patrocina a 10ª Feira Internacional de Arte de São Paulo. Patrocinar esse evento, desde o seu lançamento, reforça o compromisso de valorizar e apoiar a arte no Brasil. Com mais acesso à arte e horizontes mais amplos, o conhecimento cresce e mais oportunidades surgem para mudar o mundo para melhor. Afinal de contas o mundo das pessoas muda com mais cultura. E o mundo da cultura muda com mais pessoas.

Sobre o Oi Futuro: Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem. Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.

Sobre o Iguatemi Brasília: O Iguatemi Brasília reúne em um só local, moda, gastronomia, serviços, entretenimento e lazer. O shopping conta com o know-how da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, uma empresa full service , classificada como a 22ª marca mais valiosa do Brasil, a única em seu segmento.
São mais de 180 lojas, sendo 20 marcas exclusivas na capital federal. Apresenta um dos mais modernos projetos de arquitetura e paisagismo. Grandes sky lights proporcionam total integração com o exterior e permitem ao público aproximação com a natureza. Além disso, oferece mais de 3.000 vagas de estacionamento, sendo 1.800 cobertas e conta também com serviço de valet parking.

Galerias participantes:

· A Casa da Luz Vermelha (DF)
· Almeida & Dale Galeria de Arte (SP)
· AM Galeria de Arte (MG)
· Anita Schwartz Galeria de Arte (RJ)
· Arte 57 – Renato Magalhães Gouvêa Jr (SP)
· Athena Galeria de Arte (RJ)
· Baró Galeria (SP)
· Carbono Galeria (SP)
· Casa Triângulo (SP)
· Celma Albuquerque Galeria de Arte (MG)
· Dan Galeria (SP)
· Espaço Eliana Benchimol (RJ)
· Fólio Livraria (SP)
· Gabinete de Arte K2O (DF)
· Galeria Bergamin (SP)
· Galeria Clima (DF)
· Galeria de Arte Ipanema (RJ)
· Galeria de Babel (SP)
· Galeria Estação (SP)
· Galeria Leme (SP)
· Galeria Murilo Castro (MG)
· Galeria Nara Roesler (SP)
· Lemos de Sá Galeria de Arte (MG)
· Lurixs: Arte Contemporânea (RJ)
· Manoel Macedo Arte (MG)
· Mendes Wood DM (SP)
· Paralelo (SP)
· Paulo Darzé Galeria de Arte (BA)
· Paulo Kuczynski Escritório de Arte (SP)
· Pinakotheke (RJ e SP)
· Referência Galeria de Arte (DF)
· SIM Galeria (PR)
· Simões de Assis Galeria de Arte (PR)
· Vermelho (SP)
· Zipper Galeria (SP)

 

 

 





Galeria Estação
Instagram