Exposições externas

Outsider Art Fair - New York 2014 | de 08/05/2014 a 11/05/2014


Catálogo virtual em PDF: baixar

Ampliar texto

Release

Há 21 anos a Outsider Art Fair tem sido a maior feira de outsider art, self-taught e arte popular e em suas 21 edições, todas ocorreram na estação do inverno. Para a edição de 2014, a Outsider Art Fair se estabelece na primavera, entre os dias 08 e 11 de Maio, na sede da Dia Art Foundation, localizada no endereço Chelsea´s Center 548, West 22nd Street, New York, NY 10011. As datas desta edição coincidem também com a realização nova-iorquina da Britain´s Frieze Art Fair.



 “Para todos que estão atentos as novidades do mundo da arte, a Outsider Art Fair é um evento imperdível”, diz Andrew Edlin, CEO da Wide Open Arts.



É com satisfação que a Wide Open Arts anuncia os expositores da edição de 2014, evidenciando o trabalho de apresentar artistas até então não reconhecidos, negligenciados ou invisíveis ao grande público.  Retornam para a edição da OAF 2014, 11 galerias que participam desde a primeira edição, apresentando recentes descobertas e os reconhecidos outsiders. Pela primeira vez, desde 1999, a importante galeria Fleisher/Ollman, da Filadélfia, também estará presente. Outros expositores da formação original da OAF incluem Ames, American Primitive, Bonheur, Henry Boxer, Carl Hammer, Cavin-Morris, Gilley's, Marion Harris, Ricco/Maresca, and Luise Ross.



Com um total de 47 expositores do mundo todo, a feira deste ano apresenta artistas das regiões como República Democrática do Congo (onde o artista Rigobert Nimi produz intrincadas esculturas inspiradas em ficção científica, construídas com materiais industriais reciclados e que serão exibidas pela Galerie Degbomey de Paris), Nova Zelândia (onde os marcantes desenhos do Pato Donald de Susan Te Kahurangi King serão apresentados pela Chris Byrne e Marquand Books) e Brasil (onde Alcides Pereira dos Santos produziu com inspiração bíblica, pinturas geométricas ousadas da natureza e da tecnologia, apresentados pela Galeria Estação de São Paulo).



Yukiko Koide retorna com seus dinâmicos artistas japoneses e, pela primeira vez a Megumi Ogita Gallery, também de Tóquio, apresentará os desenhos caligráficos de Shoko Kanazawa. Ainda de Paris, Hervé Perdriolla, que realizou um trabalho curatorial fundamental na exposição “Histoires de Voir” na Fundação Cartier em 2012, realiza a sua entrada na edição da OAF em Nova York com um estande composto exclusivamente de artistas autodidatas da Índia.



A feira também apresenta novos expositores como Marlborough Chelsea (com os trabalhos de borbado do skatista Tony Cox), Hirschl & Adler (com os trabalhos de Edward Deeds, paciente de longa data do hospital psiquiátrico estadual do Missouri, do qual os trabalhos foram regatados de uma pilha de lixo na rua) e Zieher Smith (apresentando fotografias singulares de sua recente aclamada exposição Photo Brut).



A Outsider Art Fair abre quinta-feira, 8 de maio.  A God´s Love We Deliver, que atende a região metropolitana de Nova Iorque com assistência nutricional à pacientes com doenças graves, será a beneficiária da noite. Os ingressos para acesso antecipado (15h às 16h) custam $100. Para a abertura geral da feira (18h às 21h) os ingressos custam $50. Ingressos diários para acesso ao evento custam $20 enquanto o ingresso para acesso a todos os dias custam $50. Os horários de abertura da feira são: 09 de maio (sexta-feira) e 10 de maio (sábado) de 11h às 20h; 11 de maio (domingo) de 11h às 18h.






Galeria Estação
Instagram