Artista

Camargo [Edson Benedito Leite Camargo]

Ampliar texto

Biografia

Camargo [Edson Benedito Leite Camargo]
Nascido em Boituva, SP em 26 de outubro de 1979 | Vive e trabalha em São Paulo, SP

Estava terminando a palestra sobre arte para a qual havia sido convidado, na Apap (Associação Profissional de Artistas Plásticos). Devido ao interesse demonstrado, abri a possibilidade de se fazerem perguntas. Vários artistas, entre os muitos presentes, então alternaram-se com as mais diversas indagações, visando a esclarecer dúvidas e confirmar entendimentos.
De repente, de aspecto simples e humilde, carregando uma sacola de feira, e fazendo gênero, surge a meu lado um verdadeiro personagem, que, entre tímido e convencido, afirma também ser artista, solicitando meu parecer sobre sua obra, por exemplos que insistia em poder vir a mostrar. Foi assim que conheci Camargo, o pintor que hoje apresentamos ao grande público graças à inestimável concordância e competência de Vilma Eid, minha amiga de tantos anos...
Quase que imediatamente após esse primeiro encontro, Camargo “despeja” em minha casa, e ainda na importante galeria com a qual até hoje mantenho estreita ligação, telas, desenhos e objetos em quantidade mas sem nenhuma vertente estabelecida; nenhuma coincidência de propósitos.
Autodidata, o pintor já havia recebido prêmios e menções honrosas em exposições de arte, mas não sabia como prosseguir em sua busca, tal a diversidade de sua produção. Recomendei então que escolhesse e se mantivesse num único caminho, mas sempre aproveitando sua melhor qualidade; o domínio da cor. Que se informasse o mais possível sobre o mercado de arte, sua história, os mestres do passado, bem como os grandes artistas do presente, lendo muito e não deixando de frequentar as exposições de qualidade que se sucedem em São Paulo! Para minha satisfação, assim tem procedido, e os bons resultados já estão patentes em sua produção atual.
Finalmente, para sua sorte, sua obra foi vista pelo magnífico pintor que é o grande Paulo Pasta, que o acolheu como aluno, ensinando o que ainda lhe faltava.
Aproveitem.
Raul de Souza Dantas Forbes

Texto Sr Raul Forbes para exposição do artista em 2019

Imprensa




Galeria Estação
Instagram