Artista

Agnaldo

Agnaldo Manoel dos Santos
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Biografia

Agnaldo
[Agnaldo Manoel dos Santos]
1926, Ilha de Itaparica | BA - 1962, Salvador | BA

Descendente de índios e negros, trabalhou desde os dez anos de idade. Depois de diversas ocupações, incluindo a de mineiro em uma caieira, empregou-se, em 1947, como vigia no estúdio do escultor, gravador e desenhista Mário Cravo Júnior, em Salvador.
Incentivado por esse artista, Agnaldo começou a esculpir em 1953. Viajou com Franco Terranova pelo Rio São Francisco, resultando daí a recuperação de inúmeras antigas carrancas que haviam navegado na proa de embarcações. Conheceu, então, o principal autor de carrancas do século XX, o mestre Francisco Biquiba Dy Lafuente Guarany, de quem declarou ter aprendido novas maneiras de olhar para o processo criativo.
Suas esculturas em madeira participaram de importantes mostras coletivas e individuais, como a Bienal de São Paulo em 1957. Quatro anos após sua morte recebeu o prêmio internacional de escultura no I Festival Mundial de Arte e Cultura Negra, em Dakar, Senegal, em 1966, com “Rei”. Sua obra foi estudada por Clarival do Prado Valladares, que viu nela “a expressão eterna da sua ancestralidade cultural”. Voltado para a representação de sobrenaturais afro e também de imaginário transculturado com o do catolicismo, o trabalho de Agnaldo, ao emergir com absoluta autenticidade da sua experiência histórica individual e do seu conhecimento das grandes artes africanas, se encontra entre as mais originais realizações da escultura brasileira do século XX. Seu trabalho consta do acervo do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e integra importantes coleções privadas de arte.

Pequeno Dicionário do Povo Brasileiro, século XX | Lélia Coelho Frota – Aeroplano, 2005

Currículo

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS SELECIONADAS

2012 - 2013 Janete Costa “Um Olhar”, Museu Janete Costa, Niterói | RJ – Brasil
2012 Samba Sessão: Afro-Brasilian Art and Film, ArthurRoss Gallery , Philadelphia | PA - USA
2010 Modernism and the Black Atlantic, TATE Liverpol | Inglaterra
2007 Encuentro entre dos Mares- Bienal de São Paulo- Valencia , Convento del Carmo - Valencia - Espanha
2007 Do Tamanha do Brasil, SESC Paulista |São Paulo | SP - Curadoria Janete Costa
2006 – 2010 Acervo da Fundação Nemirovsky: O Olhar do Colecionador Estação Pinacoteca, São Paulo | SP - Brasil
2006 Viva Cultura Viva do Povo Brasileiro Museu AfroBrasil, São Paulo | SP – Brasil
2005 Ano do Brasil na França, Carreau du Temple, bairro de Marais - Paris | França
2002 Brazil Body and Soul, Guggenheim Museum | NY
2002 Espelho Selvagem: Arte Moderna no Brasil da primeira metade do século XX/Coleção Nemirovsky MAM, São Paulo | SP – Brasil
2002 Pop Brasil: A Arte Popular e o Popular na Arte, Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo | SP – Brasil
2000 Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento Pavilhão da Bienal, São Paulo | SP – Brasil
1995 Os Herdeiros da Noite: fragmentos do imaginário negro Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo| SP – Brasil
1995 Os Herdeiros da Noite: fragmentos do imaginário negro Centro de Cultura de Belo Horizonte, Belo Horizonte | MG – Brasil
1994 Arte e Religiosidade Afro-Brasileira Frankfurt |Hessen -Alemanha
1984 Tradição e Ruptura, síntese de arte e cultura brasileiras Pavilhão da Bienal, São Paulo | SP – Brasil
1974 Brasileiros e seu universo, Funart, Brasília | DF

COLEÇÕES PÚBLICAS / INSTITUCIONAIS

MAM – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro |RJ – Brasil
Museu AfroBrasil , São Paulo | SP – Brasil
Fundação Nemirovsky, São Paulo | SP – Brasil
University of Pennsylvania, Philadelphia|PA - USA

PUBLICAÇÕES SELECIONADAS

2012 Janete Costa Um Olhar, Museu Janete Costa, Niterói | RJ
2012 Samba Sessão: Afro-Brasilian Art and Film,ArthurRoss Gallery and University of Pennssylvania - USA
2007 Viva a Cultura Viva do Povo Brasileiro, Museu AfroBrasil– Brasil
2002 POP Brasil | A Arte popular e o popular na Arte, Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo-Brasil
2000 Mostra do Redescobrimento- Brasil 500 anos | Arte Popular, Takano Editora – Brasil
1995 Os Herdeiros da Noite: fragmentos do imaginário negro: 300 anos de Zumbi, Ministério da Cultura, Pinacoteca do Estado de São Paulo | SP - Brasil
1988 A Mão Afro-Brasileira | Significado da Contribuição Artística e Histórica , Museu Afro Brasil, São Paulo |SP 1984 Tradição e Ruptura, síntese de arte e cultura brasileiras, Fundação Bienal de São Paulo – Brasil
1974 7 Brasileiros e seu universo | artes ofícios origens permanências, Publicação de governo nacional, Brasília

Imprensa

Agnaldo dos Santos | An Afro-Brazilian artist

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